Challenge for União Audiovisual by Tiago bikes Again

Para quem não o conhece, Tiago Cação nasceu em Montemor-o-Novo em 1983, é tour manager, mas, acima de tudo,  é um amante de dar umas belas voltas de bicicleta.

E foi precisamente dessa maneira, que Tiago decidiu ajudar os seus colegas de trabalho e a área artística em geral, pois como todos nós sabemos, o Covid-19, veio colocar muitos destes trabalhadores na prateleira, sem saberem quando irão voltar a ter o direito de exercer a sua atividade!

Entrou em contacto com a União Audiovisual e propôs que dessem, nada mais nada menos, que a volta a Portugal em duas rodas!

 A União Audiovisual achou que Tiago Cação estava a brincar, mas não, Tiago Cação estava decidido!

Juntaram a Crew que o iria acompanhar nesta maravilhosa e louca aventura, sem saberem o que os esperava. Mas, a vontade era maior que as dificuldades, e deram todos as mãos para acompanhar Tiago.

A volta a Portugal em bicicleta União Audiovisual durou 10 cansativos, maravilhosos, dolorosos dias. Iniciou-se dia 4 de Junho de 2020 em Aljezur, Algarve, pelas 9.30h da manhã, onde já voluntários os esperavam para o primeiro de muitos pontos de recolha de alimentos, por esse Portugal fora. Depois de pedalar mais de dois mil quilómetros e de recolherem uma tonelada de alimentos, Tiago e a sua crew chegam finalmente a Lisboa, no dia 12 de Junho pelas 00 horas, cansados, mas com a certeza absoluta que a recolha de alimentos de norte a sul do País tinha sido um êxito!

Como a Volta a Portugal Continental tinha sido um sucesso, profissionais ligados ás artes quiseram fazer também uma recolha de bens de primeira necessidade no arquipélago dos Açores, chamando-lhe Volta á Ilha de são Miguel.

Dia 20 de Junho organizaram três percursos distintos para puderem percorrer toda a Ilha, e o resultado excedeu todas as espectativas.

Não feliz pela conquista que foi a volta a Portugal, eis que Tiago Cação tem outra brilhante ideia!

Percorrer a nossa mítica N2 em apenas… 48h!!!

Isso mesmo, bater o seu próprio record, mais uma vez para ajudar os colegas da área artística que continuam sem trabalhar!

Desde a volta a Portugal feita em Junho, nada tinha mudado para este sector, um dos mais afetados, se não o mais afetado pelas restrições da Pandemia, até Tiago decidir fazer a nossa mítica N2, em Setembro!

Desta vez a road-trip Portuguesa foi batizada como Challenge for União Audiovisual by Tiago bikes again.

Então a ideia seria, fazer a N2 começando em Chaves e acabando em Faro, tentando angariar em regime de crowdfunding, 10 euros por cada Km percorrido.

Dia 26 de Setembro pela madrugada , Tiago começa a sua aventura, percorrendo o máximo de Kms possíveis, estando sempre por perto um carro de apoio para o que fosse necessário, trazendo na bagageira comida, primeiros socorros, mudas de roupa devido ás diferentes condições atmosféricas dos diversos pontos do país, e muitos garrafões de água!

Pedalando noite dentro já dia 27 de Setembro, o nascer do sol apresenta-se no horizonte e Tiago sorri confiante, metade do percurso já tinha sido alcançado.

Pequenas paragens para uma massagem nas cansadas pernas, comer algo, e claro, não podia faltar um cigarrinho para finalizar!

Já noite feita, Tiago Cação chega á rotunda em Faro, onde se situa o marco que assinala 738Km, é o final da N2, onde vários colegas de profissão e não só o esperavam para uma calorosa ressecção!

Na N2 Tiago passou por:

11 distritos

35 concelhos

Uma boa dezena de rios

4 imponentes serras

A angariação tinha sido um sucesso, objetivo conseguido! Mais uma vez muitas famílias iriam ter comida na mesa!

Obrigada Tiago Cação pelo teu esforço, és um granda maluco!

Agradecemos também a todas as entidades públicas e privadas que nos apoiaram, e nos apoiam porque sem eles nada deste trabalho solidário seria possível!

Um bem haja a todos que a nós e a esta causa se juntaram!

Connosco ninguém fica para trás!

 

Autor:  Paula Queiroz.

Videos:

Fotografias:

Previous
Next
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email